Se você acreditar que o futuro é uma ameaça, você está certo! Se acreditar que existem muitas oportunidades no futuro, você também está certo. Com isso, conclui-se que um outro fator de sucesso para o jovem empreendedor está em desenvolver um modelo mental que perceba o mundo de forma positiva. Esse modelo mental deve ser formado à luz de informações e conhecimentos, mas também apoiado na fé e na coragem. Sem dúvida, a Era do Conhecimento traz um novo surto de empreendedorismo por pelo menos três bons motivos:
- A fragmentação das grandes empresas que geram novos empreendimentos correlatos. Citando mais uma vez John Naisbitt, a economia de escala que fez o progresso da Era Industrial está dando lugar à economia de escopo, que exige conhecimento para competir e prosperar, quais sejam: sinergia entre foco e negócio, flexibilidade e velocidade.
- Com isso, aumenta a importância dos serviços na nova sociedade. Cada vez mais as empresas assemelham-se à centrais de idéias ao invés de centrais de produção, apenas.
- Os empreendedores da antiga estão sentados sobre os seus paradigmas. Mesmo sem conseguir os mesmos resultados que obtinham anteriormente, insistem em gerenciar o negócio do mesmo jeito. Parecem acreditar que a retomada da economia, apenas, será capaz de viabilizar a sua empresa. Bom para o jovem empreendedor que, livre dos bloqueios da Era Industrial, será capaz de construir uma empresa nos moldes da Era do Conhecimento.
Como pode ser visto, o novo mundo dos negócios é um celeiro de oportunidades para quem compreender o novo jogo empresarial e as suas novas regras. E principalmente para aqueles que sabiamente não dormem no ponto!
0 comentários:
Postar um comentário