sexta-feira, junho 29, 2012

Sonhos e Realizações – os apoiadores




O Sonho que se sonha só, não passa de um sonho.
Um sonho partilhado é meio caminho para sua realização.  
Ah! Mas eu tenho medo que me roubem a ideia. E se eles não acreditarem em minha ideia? E se eles não confiarem em mim? E se quiserem se associar ao meu projeto? E se eles me impedirem de continuar ou colocarem gosto ruim? É muito SE, não concorda?
Veja que ilustração interessante: Um certo sapo que vivia numa grande lagoa, resolveu ir conhecer o mundo. Depois de muito passear, encontrou uma pequena caverna ou buraco na pedra. Achou interessante e resolveu entrar para conhecer aquele ambiente confinado com apenas uma pequena abertura para o mundo livre. Ao pular para dentro,  encontrou um outro sapo, que lá morava. O sapo das cavernas ao ver aquele bicho estranho (para ele), perguntou:
­­– Quem é você e o que faz aqui?
– Ora, um sapo como você, é claro! O sapo da caverna nunca tinha visto outro de sua espécie, e ficou admirado.
O sapo viajante passou a narrar como o mundo lá fora era lindo e encantador: campos verdejantes, rios, estrelas, lagos; fartura e variedades de mosquitos para comer, e maravilhosas e lindas sapinhas para namorar. O sapo da caverna estava de queixo caído, babando de vontade de ver e participar deste mundo tão espetacular.  
O único problema, ressaltou o sapo empreendedor, é o homem! Vez por outra ele nos chuta, e até joga algumas vezes água quente sobre nós.
Nossa! Exclamou o sapo da caverna.
Mas isso só ocorre eventualmente, quando estamos em sua casa ou propriedade. Em contrapartida a grande maioria do tempo temos liberdade!
É... deixa estar, disse o sapo da caverna, aqui onde moro, eu como pouco, um mosquito ou outro que desavisadamente entra neste buraco, não tenho sapinhas para namorar, vejo apenas algumas estrelas quando olho pelo buraco, mas estou seguro.
E então, o que você prefere? Ficar olhando pelo buraco ou partir para a aventura do empreender?
Pense, planeje, faça um pouco, venda um pouco, este é a receita. Persuasão e relacionamento comportamentos a serem adotados, neste caminhar.
Pais, mães, avós, cunhados, amigos, amores, todos são bem vindos. Envolva-os com seu entusiasmo e projeto. Demonstre confiança no sucesso do empreendimento. Apresente seu plano por partes. Faça mais um pouco, venda mais um pouco.
Aceite criticas, analise-as, mas não perca seu alvo de vista. Imagine-se fazendo parte deste novo futuro. Busque mais informações, avalie possíveis concorrentes, apoiadores, consumidores e dificultadores. Converse com eles e descubra a forma como podem ser seus parceiros.
Não procrastine! Nada de deixar para amanhã, para quando fizer sol, ter dinheiro, entrar de férias ou aposentar-se. O tempo que se chama hoje, começou ontem! Saia da caverna, aceite convites, faça parcerias. Ninguém está só quando tem irmãos, amigos ou companheiros, na caminhada.

Valdolirio Soares, Consultor Organizacional, Palestrante e Educador.
Sócio Executivo da ATOS Assessoria e Treinamento Ltda.- 
Email- valdolirio@gmail.com
www.atoseduca.com.br

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...