Por: Graça Fusquine , Vencendo no Mundo dos Negócios (Jornal Empresas e Negocios)
O que é, na verdade, um nome vencedor? Um nome que por si só atrai negócios.
Criar um nome vencedor exige muito pensar, muito tempo, muito exercício mental e , acima de tudo, muita criatividade. Mas é um dos fatores mais importantes no processo de iniciar um negócio. Começar um negócio com um nome fraco pode ser como jogar golfe com apenas um taco no saco. Você pode até acertar alguns buracos, mas vai ser muito mais difícil .
Como criar um nome vencedor, então, você deve estar-se perguntando. Junte sua família, seus amigos, as pessoas que pensa levar para sua empresa, potenciais clientes e faça um "brainstorming" (uma "tempestade cerebral", onde tudo é válido) seguindo estas regras básicas:
1. Um nome vencedor tem que ser memorável, fácil de lembrar.
Parece óbvio, mas seus clientes têm que conseguir lembrar o nome de sua empresa. Mas também têm que conseguir encontrá-lo facilmente se precisarem procurá-lo numa lista telefônica, ou na Internet. Portanto, escolher um nome como "Xanamó", por exemplo, é uma péssima idéia. Pode ser diferente, mas na hora de soletrar será um desastre.
2. Um nome vencedor precisa ter um elemento gráfico.
O que vem à sua mente quando você lê "Xanamó"? Qualquer coisa? A maioria das pessoas não visualiza nada quando ouve este nome que inventei. Mas normalmente nosso cérebro está programado para "ver" imagens quando lemos, ou ouvimos uma palavra. Incorporar um elemento visual ao nome de sua empresa pode ser uma ajuda poderosa para fixá-lo na memória de seus clientes e também funcionar como uma ferramenta de propaganda.
3. Um nome vencedor tem que ter uma conotação positiva
Muitas palavras têm denominação (semântica), que se traduz por sentido literal, e conotação, que representa o sentido emocional. A conotação de uma palavra pode ser positiva, negativa, ou neutra, dependendo das associações emocionais que as pessoas fizerem. Um exemplo clássico está entre a diferença que existe entre as palavras "Mamãe"(que tem uma conotação positiva) e "Mãe" (que tem uma conotação neutra).
O que soa melhor: a torta da mamãe, ou a torta da mãe?
Traduzindo para a escolha do nome de uma empresa, isto significa que ao criar o nome você deve escolher palavras que tenham as conotações positivas que você deseja ver associadas à sua empresa.
Se você estiver começando um negócio de cargas, por exemplo, você nào vai querer um nome como "Pássaro Azul", que denota fragilidade. Você vai querer um nome que traduza confiança, força. E que visualmente transmita esta idéia.
4. Um nome vencedor precisa incluir informação sobre o que sua empresa faz.
É pouco provável que seu novo negócio venha a transformar-se numa marca internacional e certamente não será instantâneamente reconhecido como a Nike, por exemplo. Portanto você vai precisar incluir no nome pelo menos alguma dica do que faz.
É por isto que se vê tantas empresas de jardinagem que acrescentam "paisagismo" ao nome, ou cabelereiros que escrevem "salão de beleza" depois da marca.
Incluir informações sobre o que sua empresa faz também facilita sua localização em listas telefônicas, diretórios, etc.
5. Um nome vencedor tem que ser curto.
Isto é vital para que seus clientes memorizem o nome de sua empresa e possam repassá-lo a outras pessoas. Mas também é importante para uso promocional. Você vai querer um nome que fique bem num cartão de visitas, num letreiro sobre a loja, num anúncio e até mesmo como um nome de website, mesmo que no começo você não tenha um.
Uma última dica: pense em cores quando estiver escolhendo um nome. As cores serão um elemento importante de seu logotipo e todo o seu material promocional, incluindo seu website e cores têm um forte apelo emocional, também. Vermelho, por exemplo, está associado com agressividade, rapidez, paixão, enquanto que verde é associado com calma, natureza, crescimento, renovação.
E uma última recomendação: escolha pelo menos três nomes vencedores, pois na hora de fazer o registro, com certeza um deles (ou dois, senão os três) já estará tomado.
Você que já tem uma empresa, tem um nome vencedor? Parabéns, pois você conviverá com ele por muito tempo e, com certeza, atrairá muitos novos clientes.
Graça Fusquine , gracafusquine@yahoo.com
0 comentários:
Postar um comentário